Pesquisa desenvolvida por cientistas do renomado MIT, o Massachusetts Institute of Technology, mostra que os computadores têm a capacidade de detectar sorrisos falsos se estiverem devidamente programados para tal. Os pesquisadores desenvolveram um algoritmo que determina se um sorriso numa foto é verdadeiro ou se foi uma demonstração falsa de afetividade e simpatia. Para tristeza dessa moçada que vive dando sorrisos por aí enquanto pensa justamente o contrário.

Primeiro de tudo, os pesquisadores conduziram um teste com pessoas que foram ao laboratório para ou assistir ao vídeo fofinho de um bebê, ou para preencher um formulário extenso que dava pau no final e não era enviado do jeito certo. A partir daí, o algoritmo detectava padrões de comportamento nas expressões faciais das pessoas. Em ambas as situações havia o sorriso — o fenômeno físico do rosto, por assim dizer — que foi registrado por uma câmera acoplada ao computador.

O passo seguinte foi escrever o algoritmo que reconhece o sorriso e interpreta a reação do participante da pesquisa: se ficou encantado ou frustrado com o que via na tela do computador. Essa é a parte mais difícil, visto que o mesmo ato de sorrir serve para ambos. Entretanto, o software desenvolvido pelos pesquisadores acertou o sentimento da pessoa em 92% dos casos.

De acordo com os pesquisadores, 90% das pessoas que participaram da pesquisa sorriram ao presenciar uma cena que os frustrasse. Porém, ao pedir para que os participantes demonstrassem qual é a reação comum quando estão frustrados, 90% das pessoas não sorriram. O estudo mostra que o sorriso é bem comum nesse tipo de situação, embora conscientemente não nos demos conta disso.

Abaixo você assiste ao vídeo que mostra os bastidores da pesquisa, feito pelo MIT.


(Vídeo do YouTube)

São várias as aplicações do algoritmo, embora nenhuma afete diretamente nossas vidas. Pode chegar às clínicas nas quais os profissionais de saúde têm dificuldade em identificar o estado mental dos pacientes. O autismo aparece como doença que mais tiraria proveito do algoritmo. Além disso, pode chegar às equipes de venda que precisam identificar quando um possível consumidor sorri, mas na verdade não está satisfeito com determinado produto que lhe é demonstrado.

O próximo passo — previsão minha — é adotar a tecnologia também nos processos seletivos para detectar quando o candidato a uma vaga dá um sorriso falso e quando ele é verdadeiro, sem a intenção de, por qualquer que seja o motivo, agradar ou impressionar o profissional de RH.

Agora só falta usarem o algoritmo na enigmática Mona Lisa de Da Vinci. Eu sei, trata-se de um quadro. Quem sabe, ainda assim, a tecnologia nos dá pistas sobre o sentimento daquela mulher retratada durante o início do século 16.

Interessados devem baixar o PDF (em inglês) com a pesquisa completa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Porque já existe. Levante sua bunda da cadeira e vá ajudar alguém que tem fome. Viu? Simples. =)
Willame Viana de Sousa
Não consigo imaginar melhor utilidade do que em época de campanha eleitoral! Será uma boa ferramenta.
@andrelinod
Lança um app.
Turdin
O chefe vai comprar um só pra ver quem ta finjindo rir das piadas sem graças dele > TODO MUNDO
Gaba
Digo... o hardware... rsrsrs
Gaba
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... programa ia queimar, de tanta informação falsa...
nicholaspufal
Uma coisa não anula a outra...
Vinicius Kinas
Isso isso isso. (sobre a primeira parte do seu comentário).
Lucas Carvalho
Se eu pudesse usava isso no auditório do programa "Aventuras do Didi"
Rafael Machado de Souza
vou precisar disso no Google Glasses!
Sr. Sem Papo
Daqui a pouco sai um algoritmo para provar se o orgasmo foi fingido ou verdadeiro.
Fábio José
Quem não consegue enganar seu chefe ou sua namorada ou namorado? É a máquina que vai dizer o que sentimos ou até mesmo o que pensamos?! Estamos caminhando para isso ! " Devemos mudar nossa atitude tradicional em relação à construção de programas. Em vez de imaginar que nossa principal tarefa é instruir o computador sobre o que ele deve fazer, vamos imaginar que nossa principal tarefa é explicar a seres humanos o que queremos que o computador faça." -- D. E. Knuth.
@leossoliveira
É cada uma viu rsrsrsrss....Ohh meu Deus! porque não inventam uma forma mais fácil de acabar com a fome no mundo?
Gaba
mostra que os computadores têm a capacidade de detectar sorrisos falsos se estiverem devidamente programados para tal
Acho que os computadores podem fazer tudo, se programados para tal. :D E quanto ao algoritmo, na minha opinião é meio relativo essa detecção. Ele foi desenvolvido baseado em estudos sobre seres humanos, e nós sabemos, o quanto nós mesmos, somos imprevisíveis. Então mesmo que pra uma parcela pequena, esse algoritmo, vai errar, então espero que não levem como verdade absoluta todos os resultados que ele retornar... Agora, imaginando sua previsão, Thassius, seria engraçado o camarada perder a vaga em um processo seletivo, porque sorriu falsamente... kkkk
YanGM
Eu sempre tive a teoria de que o sorriso da Monalisa é uma cara de sem-vergonha, mas ok... é enigmático.