Início » Arquivos » Celular » Tecnoblog Podcast 15 – Raspberry PI e os mini-PCs

Tecnoblog Podcast 15 – Raspberry PI e os mini-PCs

Também tem: Windows 8, Galaxy S III, concorrente do Kinect e mais.

Avatar Por

Mini-PCs são o tema da nossa discussão livre no podcast. Ora, para que eles servem e quanto custam? Como proceder para encomendar um Raspberry Pi ou um APC. Thiago Mobilon, Rafael Silva e eu exploramos o assunto depois de uma minuciosa pesquisa sobre a história desses dispositivos e quais são os equipamentos que no mercado equivalem a eles em alguns aspectos técnicos e de uso.

Agora só falta você dizer se gostaria de comprar um mini-PC e qual uso daria para uma máquina dessas. Os comentários estão abertos para discussões construtivas.

Raspberry Pi e outros miniPCs: cabem na palma da mão

Claro que os melhores entram no próximo episódio do podcast, cujo assunto principal você fica sabendo na quinta-feira via Twitter ou Facebook — sim, tem que seguir para descobrir antes.

Notícias da semana

Comentários

O assunto foi longo, porém deu tempo de discutir as notícias da semana e ainda ler alguns comentários de leitores. Foram poucos e você pode lê-los abaixo:

Gabriel Teixeira:
Você comentaram no Podcast anterior “o tablet é um dispositivo supérfluo”. Discordo de vocês e “talvez” vocês concordem comigo: para um idoso o que é mais fácil, um tablet ou um computador? Por exemplo: minha avó (de 86 anos), que sabe ligar um tablet (Genesis 7200 com Android 4), via touchscreen apertar os atalhos de (foto, música e vídeo), selecionar o arquivo e voilá… pra idade dela faz bastante coisa… Muito fácil não?

Agora vamos imaginar que fosse um notebook: Vó liga o notebook (até agora tranquilo), dá um duplo clique no Windows Explorer e abre as pastas (minhas figuras, minhas músicas e meus vídeos), seleciona o arquivo que deseja e clica novamente pra abrí-lo… Kkk… Travou o processador (dela)!

Vagner Silva:
Escutei o podcast e fiquei um pouco na dúvida. Existe no mercado algum ultrabook que seja bom o suficiente para rodar o Diablo III? E com este (ou estes) ultrabook(s) eu consigo fazer tudo com desempenho razoável, tipo acessar sites da internet (youtube preferencialmente) e documentos office? Abraço e parabéns pelo trabalho!

Os comentários podem ser editados por motivos de brevidade e de espaço disponível no Podcast.

Assine o Podcast

Existem um meio de receber o episódio mais novo do Tecnoblog Podcast automaticamente, de graça, assim que ele sair, você sabia? Para isso, é só assinar o podcast pelo iTunes ou assinar o feed RSS em seu agregador preferido e esperar pelo episódio ser entregue toda a sexta-feira.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

YanGM
O processador dele é ARM, windows só roda em processador x86.
dwerbert
Eu ouvi algumas vezes o podcast mas gostaria de saber existe a possibilidade de rodar o windows server 2003 em um destes mini-pcs ?
Vitor Borlotti
Pessoal, boa tarde!!! Venho com uma grande novidade, já temos a pronta entrega a Raspberry Pi. Vejam no link: http://www.farnellnewark.com.br/placaparaprogramacaoraspberrypi,product,83T1943,0.aspx Ou entrem em contato com nosso canal de vendas: [email protected] Aproveitem que nosso estoque está limitado. Grande abraço e até logo. Vitor Borlotti - Marketing Farnell Newark - Element14
@brucassol
Ja tinha ouvido falar da placa Arduino... o engraçado é que Arduino era o nome do meu vô... e virou meu segundo nome: Bruno Arduino, hahahhahahahaha..
Kalleb
Olá, Eu sempre vejo o Raspberry Pi como uma placa, sem case. Ele é vendido assim?? O comprador tem que se virar pra fazer um case pra ele? Quais desses mini-PCs (incluindo o Intel NUC) são vendidos por uma loja aqui no Brasil?
YanGM
A ROM do CyanogemMOD é perfeita, desde que você use a versão estável.
@robsonfreeskate
Consegui comprar o Meu hoje, ta tudo pago recebi por email um codigo... da Raspberry prazo pra entrega 6 semanas
@hufflepuffbr
O podcast está muito legal, mas dêem uma olhada no feed dos podcasts porque ele não é lido por alguns programas Podcatchers, como o Podkick ou o MyPod para Android. Curiosamente, funciona perfeitamente no Google Listen
@_eliasalberto
P*rra, tecnoblog! Dei a dica do Intel NUC nos comentários do outro artigo e vocês nem mencionaram? :P
Hugo Yoshida
Olá! acabei de ouvir o podcast e gostei muito das idéias sobre todas as possibilidades de aproveitar a capacidade dos mini-pc's! uma das idéias que aproveitaria, seria de usar o Raspberry Pi como media, pois hoje tenho isso espalhado em vários HD's em vários computadores e uso o PS como meio para acessar esse conteúdo... entretanto, me lembrei de um vídeo cast que vi há algum tempo atrás aqui no tecnoblog, que é o de um pc funcionando mergulhado em óleo de cozinha! pensei em montar um case para o Raspberry Pi, mergulhado no óleo mineral, ou algum óleo translucido, colocar algumas bolhar saindo por debaixo do óleo e alguns leds!! será que isso é possível..?! vcs poderiam fazer a experiência e me dizer se daria certo!!! abraço! Continuem o belo trabalho!
Guilherme
Vocês comentaram nesse podcast que um celular com android era bom ate ter instalado o Cyanogen. A rom do Cyanogen é tão ruim assim?
Forbidden_404
Verdade, até por que não exige muito para codificar algo ou até mesmo testar, mas ai não seria algo muito complexo... Mas eu também penso, se vai precisar de um monitor, de teclado... talvez um notebook seja até mais válido. Claro que o preço compensa muito, mas mesmo assim... E a Canonical desenvolvendo o Ubuntu For Android seria quase como isso, só que MAIS complexo. Afinal, eu posso ligar meu celular num monitor e rodar um sistema baseado em linux, mas ele ainda serve somente para o celular, com o Ubuntu for android, vou poder programar e fazer outras coisas, unificadas aos aplicativos do celular.
Rodrigo Reis
Eu acho que a ideia dos microPCs é mais para pessoas de desenvolvimento de Hardware e software embarcado. Diferente do que vocês falaram no Cast, o arduino, é uma plataforma aberta de microcontrolador. A ideia por traz do arduino é que estudantes/designers/arquitetos demonstre seus conceitos de uma forma rapida e pratica. "Diferente" destes miniPCs que a ideia é ter uma plataforma de desenvolvimento de hardware facilitada. Pode ver que a maioria destes hardwares são desenvolvivos/patrocinados pelo fabricante do microprocessador, Vide Beaglebone (senti falta deste no cast, o pioneiro) RaspberryPi e etc....
Amanda Clarck
Acho que esses mini-pcs são mais interessantes pra quem é developer mesmo, do que pra uma grande maioria.
Forbidden_404
Quem não acompanha distro linux pelo piratebay? AHUDHASUDASUHDUAS RIALTO com a resposta :D Eu não via muito interesse nesses mini-computadores, eu ando esperando o Ubuntu for Android, mas sobre o uso para emuladores, seria realmente muuuuuito foda! Mas eu não sei se conseguiria viver com tão pouco poder, acho que só pra fazer linhas de código mesmo, só que como eu falei, ain da espero o Ubuntu for android :D
Exibir mais comentários