A receita das operadoras com mensagens de texto cresceu muito nos últimos anos, principalmente com a chegada dos pacotes ilimitados. A Vivo fez diferente: bonificava os clientes por cada mensagem recebida. Ao perceberem uma fraude, as concorrentes resolveram prestar queixa na Anatel sobre uma possível fraude da operadora.

A promoção funciona da seguinte maneira: a cada mensagem recebida de outra operadora, o cliente participante recebe R$ 0,01 em bônus para trocar por produtos e serviços. Quando o usuário acumula R$ 100, ele opta por gastar na própria operadora ou em diversos estabelecimentos conveniados, como o Parque da Xuxa. Essa promoção faz parte do Vivo On, que é um pacote de serviços que beneficia o cliente pré-pago com minutos, mensagens e acesso à internet.

Por causa da fraude, operadoras deverão pagar quase R$ 60 milhões para a Vivo.

Entenda que, para cada mensagem enviada de uma operadora para a outra, a operadora de origem deve pagar uma taxa de interconexão pré-estabelecida pela Tia Ana (Anatel). Com isso, Claro e TIM acusam a concorrente de facilitar uma fraude – no caso são quase R$ 60 milhões.

Com as promoções de mensagens da Claro e TIM, é possível pagar uma pequena taxa de uso diário e enviar torpedos ilimitados. Entretanto, no regulamento das promoções de ambas as operadoras, o uso excessivo de SMS é proibido, com pena de bloqueio da linha.

A Folha de São Paulo constatou que, durante um mês, 17% de todas as mensagens com origem da operadora Claro foram enviadas para dez números específicos da Vivo. Desses 17%, um cliente enviou, sozinho, 1,4 milhão de mensagens para um único cliente.

A Claro manifestou sua queixa sobre o problema na Anatel. O diretor de marketing da TIM afirmou por email à Folha que “esse tipo de promoção estimula o uso fraudulento dos serviços de SMS”, e ainda alfinetou a Vivo, ao fizer que “é surpreendente que empresas de grande porte desenvolvam produtos que possam estimular fraudes”.

A Vivo afirmou que está no direito dela, já que a promoção foi aprovada pela Anatel. De qualquer forma, ambas as operadoras já bloquearam o envio de mensagens em massa para esses números.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

reinaldogome
MustaBR vc esta certo foi a VIVO a primeira operadora de telefonia móvel a criar esse sistema de envio de SMS e outros...
rafaelfoudi
E sabe do que e pior. Hoje 19 em cada 20 empresas de sms ou 95% enviam sms com promoções da tim ,claro de 0,50 centavos por dia para fins comerciais a qual e ilegal ou seja o cliente paga 0,50 centavos e enviam milhares de sms por dia para lucrar com isso. Ai ocorre acúmulo de mensagens e piora a qualidade do serviço e ligações. Ai depois a operadora vem barrar as mensagens, porem bagunça todo mercado que quer trabalhar legalmente. Ou seja na minha opinião sms ilimitado, ligações ilimitadas deveriam acabar e todas cobrarem igual a vivo faz 0,05 centavos por sms ou ligaçóes por minuto. Inclusive por este motivo a vivo e melhor. Usava a tim antes e era boa o sinal e qualidade, porém depois destes ilimitados que ocasionou queda bastante de qualidade e a claro foi junto na onda. Trabalhei em uma operadora e os sms não são gratuitos. Paga-se pequeno valor , mas paga-se por mensagem.
jakson
Nao existe nada de ilegal nisso na parte do usuario estuda mais sobre essa parte de interconexão que voce vai intender melhor. que ja ouvou falar no povedor de internet inteligweb? foi maior provedor remunerado do Brasil que as grande operadora lutaro ate fechar programa ganhe Pii!!. Eu acho que justiça deveria punir mais essas grande operadora pelo bloqueio indevido que ela anda colocando na linha do usuario.
Diego
Detalhe: a VIVO tem parte da culpa pois como noticiado, ela recebe um valor X da operadora de origem da SMS. Ou seja, estimulou a fraude, corretíssima a posição das outras operadoras em denunciar, mas convenhamos que a Sra. Anatel deveria ter barrado isso.
Diego
Errado. A VIVO criou uma promoção que bonifica o cliente por mensagens recebidas e as outras operadoras têm promoções em que se paga pouco (quase nada) para enviar 'toneladas' de SMS. O que acontece é que alguns clientes espertalhões se aproveitaram dessa 'falha' para ganhar bônus, ou seja, eles enviam SMS a partir de seus telefones com chip TIM/CLARO para seus próprios telefones da VIVO a fim de acumular bônus para si mesmos.
Petter
Como vc conecta na rede para acessar email sem gastar nada? Vc querendo ou não paga pelo plano de dados.
Daniel
A Anatel tá ficando cada vez pior. Tá falhando cada vez mais e já perdeu o respeito das operadoras. Quem reclamava na Anatel tinha a solicitação atendida rapidamente. Hoje as operadoras desrespeitam os próprios regulamentos, respondem qualquer coisa na Anatel e fica por isso mesmo. A "tia Ana" agora só quer saber de descolar uma graninha a mais no leilão do 4G. O problema da Vivo foi justamente o regulamento que não previa limites de mau uso em casos de fraude. Foi espertinha porque ela tá lucrando com essa fraude. No caso da Tim e da Claro, o regulamento tá com a clausula com mau uso pra se proteger de situações como essa. Só bobearam em demorar pra perceber. Um robô mandando esse volume de mensagens seria facilmente detectado.
Jorge Corrêa
O problema é o seguinte: enquanto a vivo só permite que as promoções dela funcionem para a própria vivo, as outras oferecem serviços de SMS para qualquer operadora. A anatel, em vez de tentar beneficiar o usuário, permite esse tipo de promoção, que com certeza vai minar as promoções de SMS para qualquer operadora, porque se fizerem isso vão tomar um baita prejuízo. Vejam que a OI mesmo já limitou bastante os SMS da promoção.. Quem perde com isso é o usuário!!
Vinícius Pozzebon
Que se explodam essas operadoras!
@joaoluizmf
Mimimimimi
@kadugaspar
Exatamente. Não é tão impossível para um usuário fazer isto. Basta ele saber!
Leandro
A Vivo como sempre tentando se dar bem em cima das outras!!!!!!!!!!
Edmilson
Sinto tanta falta de um OVi Suite para o Android...
Carlos
De onde vc tirou isso? Claro que tem custo. Me mostra o estudo aí.
Carlos
Vc não entendeu a jogada. Le de novo.
Exibir mais comentários