Não faz sequer uma semana que as ações do Facebook tiveram sua estreia na bolsa americana Nasdaq, voltada para empresas de tecnologia. O preço pago por ação vem caindo dia após dia, o que levanta questionamentos sobre uma possível bolha das pontocom da década. Em meio a essa situação, os primeiros investidores da rede social, quando a empresa estava fora da bolsa, abriram ação contra a administração do Facebook acusando Zuckerberg e toda a trupe de promover um IPO fraudulento.

Os investidores em questão dizem que o Facebook escondeu algumas projeções sobre o crescimento do site que poderiam ser determinantes para a compra de mais ações durante a oferta pública de ações, a maior do setor de tecnologia.

Facebook estreia na Nasdaq

O banco Morgan Stanley e Mark Zuckerberg são nominalmente citados. De acordo com os reclamantes, havia projeções um tanto pessimistas sobre o crescimento do Facebook devido à expansão do site nos dispositivos móveis. Visto que nos celulares e tablets não há propaganda, fica em dúvida a capacidade da rede social de gerar receita com esta atividade — tida como a principal do site (além de vender os nossos dados no mercado negro, se depender de alguns adeptos da teoria da conspiração).

Tal relato de que o crescimento previsto não seria atingido foi compartilhado pelo Morgan Stanley dias antes do IPO para um grupo seleto de investidores. A informação deveria passar por ampla divulgação, reclamam os investidores que assinam o processo.

Reguladores do mercado de ações dos Estados Unidos observam o relato publicado pela agência de notícias Reuters, de acordo com reportagem publicada pela CNN Money.

Nessa semana tivemos a notícia de que o Facebook aparece entre as empresas de marca mais valiosa no mundo, numa lista que inclui Microsoft, IBM, Amazon e Apple, gigantes do setor há anos. Também ficamos sabendo que um novo design para a Timeline está em desenvolvimento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@automotorcarros
eu não tenho medo de ninguem pois não tenho dinheiro para eles roubarem!!!!!
Guilherme Macedo C.
Vc está tendo medo da pessoa errada.
Tiago Celestino
O que esperar de uma empresa que é baseado em informações e que ñ pode utiliza-la de forma comercial? Eu já tinha falado há tempos, esse IPO foi a maior balela e com certeza vai continuar caindo.
Oriva
Agora conta outra nova, pois vindo Zukerberg era esperar o quê? O cara foi tremendamente desonesto com as pessoas que começaram o projeto. Prevejo o futuro de Face que de azul começa a ficar vermelho e o próximo Rede Social 2, quem mais?
Gb
A Rede Social 2: O Processo agora é outro. Tem que sair logo, rs.
Breno Caldeira
Oba! Teremos A Rede Social 2, será que vai demorar muito pra sair? Eu gostei do 1 :]
@AntonioVeras
É, mercado financeiro é isso aí. Bobo é aquele que não analisa os dados. E esperto é aquele que esconde os dados.
Alexandre
Facepalm
André
Mercado corporativo não é lugar pra freiras e ninguém ficou milionário sendo honesto. Qdo Steve Wozniac achou que Jobs estava mais surtado do que nunca e pediu o boné da Apple, Jobs entrou em contato com todos os seus fornecedores ameaçando cancelar todos os contratos de pedidos caso fornecessem um só transistor pro Woz.
Forbidden_404
Critíco com gosto, afinal, pq fazer limonada se existem sucos tão melhores? Cajá, por exemplo, seria um bem melhor
Kessler
Eu tenho medo é do Stallman.
Luciano Carvalho
O texto traz apenas o "limão". Mas os comentários já tratam de fazer logo uma "limonada" e ainda criticá-la...rs
bawlaw
quem ta preocupado com a privacidade.. é só mudar para o WLFriends que lá é 100% seguro.. pod fica tranquilo!
Guilherme Carlos
TROLL: por isso que eu prefiro o Google+
Vinicius Kinas
-___-' Tem dois lados da moeda, se for comprovada a fraude, é um caso mais sério, e pode atribuir culpa. Agora, se a queda é somente um reflexo da abertura de capital, os investidores que se lasquem. Afinal, investidores que não lembram do que aconteceu com as empresas de tecnologia no final da década de 90 (A BOLHA, rs) tem mais que se arrombar mesmo, me desculpe.
Exibir mais comentários