Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Aplicativo de Windows 8 tem até 15 segundos para abrir

Aplicativo de Windows 8 tem até 15 segundos para abrir

Se demorar mais, sistema vai encerra-lo automaticamente.

Avatar Por

Pouco a pouco, surgem detalhes de como será o funcionamento do Windows 8, próxima versão do sistema operacional mais usado no mundo. A Microsoft tem mesmo o hábito de deixar o mundo inteiro prevenido para o que está por vir. É bom porque os desenvolvedores e profissionais de TI sabem o que esperar. Ao mesmo tempo, pode ser ruim porque a companhia abre mão do efeito imediato que o anúncio de uma série de novidades simultaneamente causaria.

Nessa segunda-feira, ao publicar mais um artigo no blog que documenta o funcionamento do próximo Windows, o gerente de programas para a experiência de usuário Justin Cooperman revelou que os aplicativos presentes no futuro sistema operacional terão tempo máximo para carregar. Ou o software leva 15 segundos para abrir a primeira janela, ou o aplicativo se autodestrói sem deixar rastros no computador do usuário.

Até 15 segundos para sair da splash screen

Brincadeiras à parte, este é o período que a Microsoft designou para que um aplicativo saia do estado inativo para o totalmente ativo e carregado. A informação foi fornecida num momento em que a companhia detalha os procedimentos para escrever um aplicativo com tela de carregamento (ou splash screen, na terminologia em inglês) compatível com a interface Metro presente na plataforma.

Lançar um aplicativo (estou partindo do pressuposto de que todos já ouviram falar na categoria de aplicativos “lançadores” de outros apps, que iniciam rapidamente um aplicativo) dependerá de quatro formas diferentes de lidar com a tela de carregamento — veja no artigo em inglês. Na mais básica, após clicar ou tocar no ícone do software, o aplicativo exibe a tela de carregamento para, imediatamente em seguida, mostrar o aplicativo por completo e funcional. A Microsoft aposta nessa opção como a mais comum entre os desenvolvedores.

Fico me perguntando como será para donos de computadores mais antigos, incapazes de carregar certos aplicativos dentro desse período de 15 segundos. Talvez eles tenham uma experiência muito inferior por não conseguirem executar o app. Porém, é importante ressaltar que as linguagens mais recomendadas para construir apps compatíveis com o visual Metro são HTML5 (se é que podemos chamar de linguagem de programação), CSS (idem), JavaScript e C#. Justamente para tornar os aplicativos bastante leves e, devido a isso, mais rápidos para o computador carregar.

A expectativa em torno do Windows 8 é muito grande. Devo dizer que ainda não estou totalmente convencido de que o visual Metro será a melhor opção para a maioria dos usuários. Pelo menos vemos que a MS se empenha em produzir uma agradável experiência para os consumidores que adotarem o sucessor do Windows 7.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Honorato
Me ajudem... Quando clico em algum aplicativo em Iniciar do windows 8, abre outra tela e fica carregando e não aparece nada ... O que eu faço?
Luandersonn
O Office é Metro? No meu ele abre nuns 10 segundos.
Luandersonn
Eu faço mais coisas com um Starter da vida do que com o Windows 95. E no Windows 8, não existe mais versão capada chapa.
Marcus
Nah, o Windows 95 era melhor que isso, não existia a versão Starter com limitações ridículas!
Marcos
...sei lá...Windowsbitch fica melhor. :)
Ramon Melo
Ah, mas não é mesmo! Ser msfag (windowsbitch não existe) sai muito mais barato! Ser linuxtard sai mais barato ainda, mas aí já consome tempo demais. Para quem não sabe viver fora do mundo binário, a melhor opção é ser msfag, sempre!
Marcos
Aiai viu...Melhor ser Macfag do que ser WindowBitch :D
@luhnatico
Que maravilhoso comentário pra se fazer em um blog de tecnologia!
@dmextremme
Xiii, então ninguém vai conseguir usar o office né?
@julianleno
é isso ai Robson.
Lucas Almeida
Ah! Interessante! Então, programas desenvolvidos para desktop (ex: delphi, C++), continuam iguais. Valeu.
Rennan Alves
Depende, esse aplicativo/programa é do tipo Metro UI? Porque esse tempo imposto de espera é apenas para aplicativos Metro, os "x86" que estamos acostumados continuam intactos.
Victor
Não sei, mas foi só um exemplo de como as vezes, pode demorar.
Rennan Alves
@André O Android está bem longe de ser Fail. @Ramon Todas estão sentindo o impacto. Galaxy Tab, Motorola Xoom, Asus Transformer (com Tegra 3) estão perdendo espaço para o Kindle nos EUA. Também não acho certo dizer que ele é um "Android", mas se é assim que ele é tratado então devo tratá-lo como tal. E eu ainda acho que hardware não é tudo. Soluções como o Air Play (Apple) por exemplo deveriam ser bem elaboradas, compartilhando o processamento entre os dispositivos e não deixar tudo nas mãos dos celulares.
Lucas Almeida
Minha expectativa sobre o Windows 8: seja bom no ambiente corporativo e funcione tão bem quanto o XP SP3 em relação às GPOs do Windows Server 2008. Porque o W7 é muito ruim Outra coisa que me preocupa e que gostaria de saber: como ficará uma aplicação cliente/servidor em ambientes de rede com alta latência? O Windows saberá identificar o que é demora de software e demora de rede?
Exibir mais comentários