Os smartphones devem ter um melhor funcionamento depois da atualização para o Android 4 – Ice Cream Sandwich. Caso contrário, não há motivos para liberar uma atualização de plataforma que piore a experiência do proprietário. Depois de muitos questionamentos, essa é a posição oficial da Motorola acerca dos futuros lançamentos em termos de dispositivos móveis.

Ela chega em um momento interessante, visto que mais fabricantes começam a atualizar a linha de produtos com o Ice Cream Sandwich em mente.

A companhia, em vias de ser finalmente abocanhada pelo Google em um negócio multibilionário, publicou na internet uma página na qual explica como é o processo para determinar se um smartphone recebe ou não a atualização de software. Ele é composto de quatro fases: “avaliação e planejamento”, “desenvolvimento”, “testes” e, por fim, “disponibilidade”.

De acordo com a empresa, se um celular não possui o conjunto de hardware adequado para oferecer uma boa experiência com a atualização, não há motivos para atualizar para a quarta versão do Android. Nada mais justo, tendo em vista que smartphones entram na categoria de produtos de consumo. Eu não espero menos de um produto de consumo (um dispositivo final) do que seu funcionamento pleno nas atividades mais básicas, como navegar na internet, responder emails ou acompanhar as redes sociais. Se um celular da Motorola não aguenta essas funcionalidades com o Ice Cream Sandwich, definitivamente não deve ser atualizado.

Os consumidores que se sentirem lesados pela falta de atualização podem recorrer sempre aos fóruns especializados e aos grupos de usuários que desenvolvem ROMs alternativas com o Android na versão mais atual.

Motorola Dext não vai receber atualização para o ICS — nem para o Android 2.1. Ainda bem!

Só falta a Motorola especificar os critérios claros que determinam quais combinações de especificações técnicas servem para rodar a próxima versão do Android. Seria o mais apropriado a fazer para que os consumidores mais raivosos, normalmente os mais exigentes em termos de tecnologia, possam julgar se a decisão de colocar este ou aquele aparelho na lista dos rejeitados para o Android 4 está correta.

Lembro que um dos meus primeiros smartphones foi o Motorola Dext (quem mais teve essa tristeza na vida?), também conhecido como Motorola Cliq no mercado norte-americano. Ele vinha de fábrica com o Android 1.5, sem possibilidade de atualizar para o Android 2.1, que viria a se tornar uma das versões mais populares da plataforma (isso há um ano e mesmo, pelo menos). Curiosamente, para Estados Unidos a Motorola liberou a atualização, o que gerou contestação na justiça brasileira — com vitória parcial do consumidor.

No fim das contas, acabei por instalar uma ROM alternativa e vi o desempenho do dispositivo despencar. Desde então recomendo aos donos de Androids que tenham paciência de verificar se as especificações do aparelho condizem com os requisitos da versão que querem instalar. Muitas vezes, infelizmente, não condizem. Tecnologia é assim mesmo.

Ah, sim: é oficial que o Milestone 3 não vai ganhar update para o Android Sanduíche de Sorvete.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rodrigo
tenho um defy rodando uma rom custom do jelly beam (4.1). tenho nas mãos a prova de que a motorola só libera se for dar lucro e não pelo desempenho do aparelho. Está muito mais fluido e leve meu android e roda jogos atuais sem dificuldade, como por exemplo riptide GP, Samurai Vengeance 2, dead space e tantos outros.
Rafael
Experimente fazer WIPE =)
@carlosmachina
Sinceramente, o report oficial deveria ser: "Motorola atualiza para ICS somente se o desempenho do celular ficar melhor OU em aparelhos que não prejudiquem as vendas do Milestone 4 (DROID 4) e similares que foram lançados com ICS, em cima do lancaçmento dos respectivos 3 e são praticamente o mesmo hardware." Estou com CyanogemMod 9 no Milestone 3, melhorou muito em todos os aspectos. Esse discurso da Motorola é bullshit.
YanGM
O meu não tem marcas de uso, e estão vendendo ele a uns 300-400 no ML, então eu vou vender ele a 400-500 para um dos meus amiguinhos.
Cássio
Bom, não me arrependo de ter o meu, é claro que é uma sacanagem essa parada da atualização, mas como eu disse, uso uma versão de "fundo de quinta" que deixou o aparelho bem melhor e o teclado do celular é digníssimo, saí do Milestone 1 pro 3, gosto pracaralho do aparelho... ele não é ruim, o problema é da motorola :\
Cássio
peguei aqui > http://blog.hash-of-codes.com/
Cássio
Você pode dar uma olhada aqui também: http://blog.hash-of-codes.com/ Foi onde peguei pro meu Droid3
Cássio
o engraçado é que o ics beta (kang) que estou usando no meu Milestone 3 deixou a porra do aparelho bem melhor que a versão oficial da motorola...
paulorazia
boot na vivo é demorado também!!! marquei 1:40 para completar !! mas é melhor reiniciar que ficar sofrendo no 'Bug'
Forbidden_404
O problema de reiniciar é que ele demora anos pra reiniciar! Pelo menos pela TIM ): fica uns 2 minutos na logo da TIM
paulorazia
mas ai quando ele dá algumas 'bugadas' você deixa ele um pouco quieto ou em caso de extrema necessidade reinicia e ele fica 'de boa' novamente concordo com o desempenho em jogos, se você for rápido no Fruit Ninja é melhor procurar outro lugar para jogar. mas em outros jogos como FrontLine Commando ou deer hunter que são mais complexos ele roda bem! É bastante relativo o desempenho dele
@mingomax
Eu acho bem questionável sobre essa "Politica" da Motorola sobre as atualizações de versões. Eu acho que ela além de ver isso de mudar de versão tipo do 2.3 para o 4, mas também os intermediários. Eu tenho um Milestone 3, ele veio com o 2.3.3, por um problema especifico da VIVO, foi atualizado para a versão 2.3.5, mas só por causa de um problema especifico, não recebemos a atualização para a versão 2.3.7, que melhora e muito a perfomance do ML3, entendo que existem vários aspectos para a troca da release, mas as subreleases? QUal o real motivo para nao atualizar? Em tempos, to com o 2.3.7 Global para o Milestone 3, e com o Blur ativado a perfomance dele esta excelente e vários bugs, inclusive relacionados com a camera foram totalmente corrigidos...
@TatoGomes
Antes fosse um problema só da Motorola. A Samsung abandonou o Galaxy Tab dizendo que ele não poderia rodar nem o Honeycomb e nem o ICS. Tipo um tablet que só aceita sistema de smartphone. Ao menos ela atualizou a versão européia do Galaxy 551 para a 2.3.6. Acho que é o máximo que dava para chegar com o hardware do mesmo. Claro que os aparelhos acima citados são os que possuo e uso como exemplo para argumentar sobre a Samsung e as demais fabricantes.
animalukom
Meu Interessante Lixo Eletronico Sera Trocado por Outro Novo Eletronico Infelizmente esta é a pólitica desta empresa
Forbidden_404
Não é oficial ainda, esse é meu medo
Exibir mais comentários