Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Windows 8 abandona transparências do Aero

Windows 8 abandona transparências do Aero

Interface clássica não terá mais transparências, reflexos e outros efeitos.

Paulo Higa Por

Você nunca achou estranho o fato da interface imersiva do Windows 8 utilizar cores sólidas e formas mais quadradas enquanto a interface tradicional continuava com as transparências e reflexos do Aero? Pois bem, isso deve mudar até a versão final. A Microsoft confirmou a informação de que o próximo Windows abandonará os efeitos visuais introduzidos no Windows Vista.

No blog oficial de desenvolvimento do Windows 8, Jensen Harris, um dos responsáveis pela experiência de usuário do Windows, mostrou todas as interfaces criadas pela Microsoft, desde o Windows 1.0, quando o sistema operacional começava a suportar mouses e tinha um esquema de cores de gosto duvidoso (parecia feito algo sob medida para o McDonald’s).

Há mais de dez anos, o Windows XP finalmente abandonava as bordas muito quadradas e cinco anos depois o Windows Vista começava a incluir as famosas transparências, que causaram o maior problema com as placas de vídeo da época. Esse trabalho deverá ser praticamente eliminado no Windows 8, que também incluirá ícones novos. Olha um imagem do Windows Explorer aí:

Windows 8, agora sem Aero.

Ok, a integração com a interface Metro não ficou uma maravilha, mas pelo menos a interface Ribbon, adotada desde o Microsoft Office 2007, ficou menos destoante do resto do conjunto. E se você não gostou muito do visual (como eu), lembre-se que a versão final deverá estar pronta no último trimestre no ano, então até lá poderemos ter novidades que deixarão a interface mais agradável.

O visual é apenas uma parte do trabalho feito para melhorar a experiência do Windows 8. A Microsoft também pretende desenvolver um sistema que melhore a autonomia da bateria dos notebooks, seja rápido e fluido, tenha aplicativos poderosos e mantenha uma experiência unificada entre diversos PCs, incluindo tablets e ultrabooks híbridos.

Piada do Rafa: “o Aero foi pelos ares”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nogueira Maier
Como ativar/desativar o aero do Windows 7 No Prompt de comando como adm Ativar=net start uxsms desativar= net stop uxsms
João Paulo
Como assim, acabou o Aero no Windows 8? Instalei numa placa-mãe sem placa de vídeo offboard e vi uma transparência em todas as janelas.
wallace
windows 8 final tem oa não aero
@carlos_672
Eu sei. tenho um monitor touchscreen e isso me evita dar muitos toques ou cliques!
rafael davel
kkkkkk o windows 8 esta seguindo os passos do minecraft!!! quadrado! um jogo quadrado no sistema quadrado no minitor quadrado! pensei q o futura as coisas seriam bem desenhadas coisas arredondadas mais nao!!! esta voltando no tempo! EXEMPLO: os carros eram quadrados! ficaram redondos. agr de coisas redondas estao indo para quadradas U.u mais eu quero o aero ainda.. tipo se tiver a opçao do aero criado por programas nao oficiais vo fika feliz masi de uma coisa eu sei! nos vamos migrar para o W8 pq vamos querer novidades disto estou serto!
vini
melhor decisão da microsoft so far.
Fernando
@Rickfer Você é muito mal informado, só critica sem motivos. Não é uma obrigação usar a barra Ribbon, ela já vem desativada por padrão, e você pode ativar/desativar apenas clicando na seta, resumindo, não tem desperdiçio coisa nenhuma ... E outra, minha tela é 16:9 e não perco muito no tamanho não, além disso, Ribbon é muito útil em vários fatores, para leigos como você talvez não. Antes de comentar, pesquise direito.
J Janz
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Windows_3.0_workspace.png
J Janz
Kra, se alguém estivesse pensando em usabilidade, não teriam deixado o metro como está! Não consigo descrever mas garanto: quem tem dificuldade de atenção não consegue usar o troço! Estou dizendo por experiência ao testar e de dentro do grupo mencionado. São tantas coisas te roubando foco ao mesmo tempo que a única coisa fixa na sua cabeça são 3 perguntas: -O que eu queria fazer mesmo? -Por onde começo? -Onde está aquilo que quero? (repita alternada e infinitamente -- até que o sujeito, como eu, desista e desligue, resultado final de todas, todas as minhas tentativas de usar) Então, te garanto: não é por isso que fizeram isso aí ... E, claro, eu sei que são mockups! E sei que dava pra conseguir um visual MUITO próximo deles e/ou do metro! Mas, enfim, fico feliz de não ter que usar isso aí (sei que pode mudar muito até o final) ... nem o metro (e eu tentei)! =D
Kadu
Poxa, a interface Aero é bonita sim.
Kadu
Apesar do Aero ser lindo, ele não combinava nem um pouco com a METRO UI. Logo, faz sentido que ele vá embora. Só espero que a Microsoft melhore isto aí e faça algo à altura do Aero, porque está feio demais.
bawlaw
é.... vc não é um usuario comum... deve ter alguma coisa de errado com vc YanGM por nao utilizar ferramenta de tamanha utilidade.... xD precisamos de todas as funções utilizaveis visíveis no ambiente.. me surpreende o desktop não ter uma Ribbon tambem.. afinal ele é uma pasta.. e se não tiver Ribbon, como as pessoas irão copiar e colar coisas na area de trabalho?? 0.o se isso acontecesse no linux todos estariam falando mal.
bawlaw
eu sou um usuário final. e aquilo é desnecessário. só para exemplificar: Um botão Copiar e outro Colar, ambos do tamanho de icones convencionais é altamente desnecessário.. fora que a maioria das funções podem ser feitas pelo mouse...
@marcos__freitas
Mas ficou linda aquela barra de ferramentas ali em cima, só que ao contrário. O resto ficou legal. Sentia essa diferença enorme entre W8 desktop e a versão metro, e isso diminui bastante com essa mudança
Arthur Amorim
Eu trabalho o dia todo com uma tela azul clara e branca(SAP) e minha vista nem cansa tanto assim. E o branco da imagem acima é meio fosco, não é brilhoso. Isso ajuda.
Exibir mais comentários