Se o Google tem o Android, agora é a vez do “Google chinês” ter seu próprio telefone. O Baidu, buscador chinês líder de mercado em seu país de origem, mostrou no começo desta semana o Changhong H5018, smartphone simples desenvolvido para fazer sucesso no país oficial dos xinglings.

À primeira vista, as armas que o aparelho tem para enfrentar Androids de entrada e outros smartphones genéricos que existem em seu quintal são modestas. O Changhong H5018 tem debaixo de seu capô um processador MTK6573 de módicos 650 MHz de clock, tem conexões WiFi, Bluetooth, GPS, GSM e WCDMA (sim, as duas), rádio FM e tela de 3,5 polegadas com resolução de 480 x 320 pixels. Tudo ornamentado por um corpo esguio que lembra o do Nokia N9 e que pode vir em várias opções de cores.

Da China

Se as características técnicas não ajudam na hora de tentar colocar o H5018 no hall da fama dos telefones inesquecíveis, seu software se esforça um pouco mais. O aparelho dispensa o Android para rodar uma versão “altamente modificada” do sistema operacional do robozinho, chamada de Baidu Cloud OS. A maior vantagem do programa são os 100 GB de armazenamento na nuvem para todos os clientes, sem necessidade de pagamento de tarifas adicionais ou coisa assim.

Só para comparar, a cifra é 50 vezes maior que o plano básico do Dropbox, 20 vezes maior que o Google Drive e iCloud, quatro vezes maior que o Microsoft Skydrive e duas vezes maior que o grandalhão Box.net. E rumores levantados pelo site The Verge apontam que “no futuro” poderá haver uma versão que terá nada menos do que 300 GB à disposição de seus felizes usuários.

Na China, o modelo está a venda por 899 yuans. Achou caro? Isso dá R$ 280. Nada mal, diz aí.

Com informações: Sina Tech (com ajuda do Google translate).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@theoguedes
Foi a primeira coisa que pensei! Hahahahaha!
Artmix Publicidade e Web
Olá, João. Esses chineses estão sempre querendo nos impressionar, agora são 100 GB, imagina quando aparecer os 300 GB... Para um smartphone de baixo preço, até que dá para encarar de boa, heim? Abraços.
guilop
Tem "instaglam"?
@AntonioVeras
A pergunta que não quer calar. Quantos chips?
Wesley
Deve rodar, mas com certeza deve ter um "Baidu Play", pq eles devem monitorar todos os apps pra censurar se for o caso.
Wesley
Hahaha... boa
Alexandre
De boa, pra que 100Gb na nuvem? E, na China ainda? So pra chineses mesmo...
Tiago Holsi
Mas e aí, roda aplicativos Android, se rodar já é um grande passo pra popularização.
Gaba
kkkkkkkkkkkkk... exatamente.
bawlaw
O Governo da Republica Popular da China aprova esta ideia. Todos seus arquivos estão sujeitos e serão monitorados 24/7. Tudo para a sua proteção, cidadão chines. Fique tranquilo o governo está do seu lado.
YanGM
Compraria só pelo espaço na nuvem.