Sabe quando você chega em casa e encontra um monte de redes sem fio?

Pois pesquisadores do Instituto Politécnico de Grenoble e do Centro Técnico do Papel, na França, conseguiram resolver esse problema. Eles desenvolveram um papel de parede capaz de “prender” o sinal WiFi dentro da casa dos usuários, mantendo-o longe do alcance de vizinhos, curiosos, folgados, sujeitos metidos à ráquer (sic) e carros do Google, entre outras possíveis ameaças digitais.

  • Onde baixar papel de parede (melhores sites PC e celular)

O segredo da novidade para impedir que o sinal da internet fuja de casa e fale com estranhos, são microscópicos cristais de prata ordenados de maneira que impedem que a frequência de rádio dos roteadores sem fio passe por eles. Criados num padrão que lembram flocos de neve, os cristais são dispostos no ângulo de 45º e ficam entre duas camadas de kapton, liga plástica normalmente usada para produção de placas de circuito flexível.

Papel de parede anti WiFi: caro

De acordo com seus criadores, a invenção é capaz de bloquear sinais de 2,4 Ghz, 5 GHz e 6 GHz usados pelos roteadores. Ele consegue impedir os sinais de WiFi de entrar ou sair de um recinto mas ao mesmo permite livre trânsito de conexões GSM, 3G e 4G, o que garante que o celular não vai ser afetado.

Considerado uma proteção “adicional” às senhas das redes WiFi, o novo papel de parede deverá começar a ser vendido em 2013 pela Ahlstrom, companhia finlandesa que comprou os direitos de produção da invenção. Aos interessados, é bom começar a economizar desde já. Cada metro quadrado irá custar o equivalente a R$ 1.500,00. Caro demais para você, mas uma pechincha à corporações que têm muito a esconder.

Com informações: New Scientist.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados