Início » Arquivos » Demais assuntos » Papel de parede especial mantém sinal WiFi dentro de casa, longe de vizinhos enxeridos e carros do Street View

Papel de parede especial mantém sinal WiFi dentro de casa, longe de vizinhos enxeridos e carros do Street View

Avatar Por

Sabe quando você chega em casa e encontra um monte de redes sem fio?

Pois pesquisadores do Instituto Politécnico de Grenoble e do Centro Técnico do Papel, na França, conseguiram resolver esse problema. Eles desenvolveram um papel de parede capaz de “prender” o sinal WiFi dentro da casa dos usuários, mantendo-o longe do alcance de vizinhos, curiosos, folgados, sujeitos metidos à ráquer (sic) e carros do Google, entre outras possíveis ameaças digitais.

O segredo da novidade para impedir que o sinal da internet fuja de casa e fale com estranhos, são microscópicos cristais de prata ordenados de maneira que impedem que a frequência de rádio dos roteadores sem fio passe por eles. Criados num padrão que lembram flocos de neve, os cristais são dispostos no ângulo de 45º e ficam entre duas camadas de kapton, liga plástica normalmente usada para produção de placas de circuito flexível.

Papel de parede anti WiFi: caro

De acordo com seus criadores, a invenção é capaz de bloquear sinais de 2,4 Ghz, 5 GHz e 6 GHz usados pelos roteadores. Ele consegue impedir os sinais de WiFi de entrar ou sair de um recinto mas ao mesmo permite livre trânsito de conexões GSM, 3G e 4G, o que garante que o celular não vai ser afetado.

Considerado uma proteção “adicional” às senhas das redes WiFi, o novo papel de parede deverá começar a ser vendido em 2013 pela Ahlstrom, companhia finlandesa que comprou os direitos de produção da invenção. Aos interessados, é bom começar a economizar desde já. Cada metro quadrado irá custar o equivalente a R$ 1.500,00. Caro demais para você, mas uma pechincha à corporações que têm muito a esconder.

Com informações: New Scientist.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Vai colocar esse papel de parede e mais nada por cima?
@LBKatan
Se ela bancar o papel, tô de boa. =D
Patrik
Não. Isso é uma espécie de gaiola de Farady. Basicamente é uma tela com material metálico, com espaçamento próprio para a freqüência da rede wifi. A onda "bate" na tela e se espalha por ela, não a ultrapassando. Não chega a ser refletida. Se a tela for aterrada melhor, ai o sinal (campo eletromagnético) do wifi vai direto pra terra.
Liocelot
Aqui no apartamento também! Só para ter uma ideia, colocar quadros aqui só com furadeira e não uma qualquer, tem quer ser potente!
diogod
É, sua casa ia ficar linda...
YanGM
*não precisaria de um terceiro buraco....
YanGM
Por incrível que pareça, a parte de baixo não tem comunicação com a parte de cima pela fiação. É só furando o chão mesmo, e na parte de fora já tem 2 furos: um para passar o cabo da NET e o outro da TV aberta. Se não fosse pelo comprimento do cabo, que seria muuuuito longo, eu com certeza faria um 3º furo para passar ele. O cabo da segunda antena além de ser mais fino não precisaria de um segundo burato e de uma tomada, o que tornaria um pouco meno$ difícil de se realizar.
Ramon Melo
Então, só cabeando mesmo. Nenhuma conexão sem fio vai aguentar tanta atenuação sem a latência levar uma boa porrada. :/
YanGM
Meu maior problema é jogar na parte de baixo. O ping praticamente duplica.
Forbidden_404
ah sim
Ramon Melo
Você pode tentar um roteador mais capaz. Os da Cisco são excelentes e possuem um preço proporcional a essa qualidade (ou seja, caros, muito caros). Porém, se interatividade não é crucial em alguns ambientes (você joga online na garagem?), sua melhor aposta seria ter roteamento entre vários pontos de acesso (vários roteadores ligados num roteador central). Você também pode usar mesh networking (cada roteador captura o sinal e replica adiante), mas a latência da rede vai ficar insuportável se você precisar de muitos roteadores (mais ou menos 150ms para cada nível de roteamento).
Ramon Melo
Se refletir o sinal, vai causar interferência por causa da diferença de fase entre as ondas de rádio.
YanGM
As paredes da minha casa empatam com a largura do chão hehehe. Estava pesquisando um jeito de fazer ele ficar com duas antenas, assim eu puxava um cabo para baixo e colocava uma antena lá, já que WDS com um D-Link não deu certo.
Douglas Chagas
Aqui no Brasil é bastante raro você ver uma casa com papel de parede não é, eu pelo menos nunca vi nenhuma, essa moda parece que não pegou por aqui.
John
E esconder a SSID.
Exibir mais comentários