Comprado pela Microsoft no ano passado, o Skype tem liberado constantes atualizações para seus clientes do Windows, OS X e as variadas plataformas móveis. O Skype para Linux, no entanto, só recebeu uma pequena atualização em abril do ano passado e uma hoje, para corrigir uma falha. Nenhuma novidade que o deixa lado a lado com os seus irmãos de outros sistemas. O que acontece?

Ao comprar o Skype, a Microsoft assegurou a todos os usuários que continuaria “a investir e suportar clientes do Skype em plataformas que não são controladas pela empresa”. Exatamente um ano depois dessa declaração, uma comparação entre as atualizações do software para diferentes plataformas mostrou uma situação que não condiz com essa declaração.

No período de um ano, o Skype para Windows recebeu pelo menos 17 atualizações. No mesmo período, a versão para Linux recebeu apenas uma atualização em abril do ano passado (com melhorias na videochamada) e outras duas depois disso para correção de bugs, a última delas aliás foi hoje. Esquisito, não?

Usuários do programa questionaram a falta de atualizações no fórum de suporte do próprio Skype. A resposta dada pelo time de desenvolvimento deixa até mesmo aqueles que sempre vêm o copo meio cheio com a pulga atrás da orelha (tradução livre):

O desenvolvimento não parou. Nós ainda estamos trabalhando na próxima atualização, mas não podemos passar nem mesmo uma estimativa de data. Será liberado quando “estiver pronto”.

Ou, em português claro: o Skype para Linux ainda não morreu e continua nos projetos. Mas ele se encontra em um estado próximo do coma.

Com informações: OMG! Ubuntu

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marco Andrade


http://www.marcoandrade.com.br

Não é bem assim! Olha essa pesquisa...

Linux continua caindo e Windows dispara na liderança em sistemas para servidores no Brasil!

De acordo com o estudo, cerca de 22% dos servidores nacionais utilizam o software do pinguim contra 72% do rival Windows.

O levantamento foi realizado pelo professor Fernando Meirelles, da Fundação Getúlio Vargas pela 27ª Pesquisa Anual do Uso de TI. Sem contar os sistemas clientes, que chega a 97% do mercado. É muita diferença. De boba a Microsoft Não tem nada.

Link da pesquisa completa > http://eaesp.fgvsp.br/ensin...

http://www.marcoandrade.com.br

Guilherme Macedo C.
MENTIRA descarada. Somente no ano passado ela ficou entre os "10 mais" pq fez mais linhas de código, adicionando pra ter compatibilidade entre seus próprios produtos, como de virtualização. Depois de adicionar pelo seu interesse não teve mais nenhum adicionamento, como acontece com outras empresas. Intel, por exemplo, investe por ano mais de 1 bilhão. Veja a lista do ano anterior: http://sinapseslivres.com.br/2010/12/quem-desenvolve-o-linux-relatorio-2010/
Paulo
O Skype para linux, SEMPRE foi deixado de lado pelo Skype, seja antes, seja depois da compra da Microsoft. Quem vê essa matéria, acha que o Skype antes andava de igual para igual com o Skype para Windows/Mac, o que nem de longe é verdade.
Pierre
E como explicam o Skype para mac ser infinitamente melhor que o de Windows? Aliás, faz pouco tempo que a compra do Skype foi concluída, não?
@cobalto
Onde se lê "Android" eu quis dizer "Linux". Vocês entenderam -_-
Luandersonn
Essa ultima parte é totalmente normal. Você espera que a Apple contribua para a construção de aplicativos no Android? O próprio Google sabota apps do seus serviços para Windows Phone, nessa ultima vez ele pediu a retirada do App do Youtube por não ser oficial. Mas ela mesma não quer fazer um app oficial.
Luandersonn
A versão para Windows nem é isso tudo, seria ótimo colocar um Metro UI no estilo Zune ou MetroTwit, ficaria bem bonito.
Joao Neto
Sinceramente, minha versão do Skype no Fedora funciona.... Eu nao to muito interessado que o software mude de versão a cada 2 semanas, meu interesse é apenas que ele funcione... Não entendo essas frirulas que as pessoas tem... Se ta funcionando, pra que você quer se preoculpar? é claro que o Linux não é prioridade, pois é uma plataforma que não dá muito dinheiro para o Skype. Se desse dinheiro, seria prioridade. Você vai investir pesado na plataforma presente em 90% dos computadores ou numa plataforma presente em 10%?
Ramon Melo
Havia atualizações mensais, ao menos. A última atualização mensal, aliás, foi a de abril do ano passado, pouco depois da Microsoft ter comprado o Skype.
@burnermanx
Pra ser sincero, já era assim até mesmo antes da Microsoft ter comprado o Skype.
Yangm
Nada, apenas pensei que fosse o comentário de outra pessoa...
@dayrells
Por que não é interessante? Eu assinava o serviço do Skype e parei justamente quando larguei de vez o Windows. A versão do Skype para o Linux é ridícula.
Luandersonn
Isso deve ser uma lastima, mas acho que com o Apollo ele funcionará perfeitamente, espero que receba a atualização.
Luandersonn
Desculpe, foi sarcasmo? Pode explicar?
Fer
Todo mundo culpando a Microsoft... Começaram a usar GNU e Skype ontem foi? O Skype para GNU SEMPRE foi atrazado, desde muito antes de a Microsoft compra a Skype. E por motivos obvios, até o MeeGo é uma plataforma melhor que as distros!
Exibir mais comentários