Início » Arquivos » Internet » Senhas vazadas do Twitter já tinham sido divulgadas há um ano

Senhas vazadas do Twitter já tinham sido divulgadas há um ano

Lista continha entradas duplicadas e combinações incorretas.

Paulo Higa Por

Nesta terça-feira, hackers anônimos divulgaram uma lista com mais de 58 mil senhas de contas do Twitter. Vários emails de provedores brasileiros e nomes de usuários em português estavam entre os afetados, mas parece que tudo não passou de uma lenda urbana. De acordo com a organização SaferNet Brasil, boa parte das senhas era de uma lista vazada há quase um ano.

A SaferNet analisou as supostas senhas vazadas e concluiu que, das 58,9 mil entradas, 21,9 mil eram duplicadas ou vazias. Esse também foi o posicionamento da assessoria do Twitter, que nos respondeu duas horas após a notícia correr o mundo. Entre as 37 mil contas únicas, 23,4 mil estavam presentes em uma lista antiga com 62 mil senhas divulgada pelo LulzSec em junho de 2011. Os 13,5 mil perfis restantes eram de spammers, em sua maioria de contas que já foram suspensas pelo Twitter.

Alguns usuários afirmaram ter obtido acesso a algumas das contas presentes na lista. E como muitos mantêm a péssima prática de utilizar a mesma combinação em todos os serviços, os emails expostos também estavam acessíveis por meio das senhas divulgadas nos arquivos. De qualquer forma, o Twitter forçou redefinições de senhas para todos os que tiveram suas contas afetadas.

Chama atenção o fato de, mesmo quase um ano após o vazamento original das senhas, muitos dos logins permanecerem acessíveis. Quem liga para segurança na internet, né?

Com informações: Gizmodo Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
"Chama atenção o fato de, mesmo quase um ano após o vazamento original das senhas, muitos dos logins permanecerem acessíveis. Quem liga para segurança na internet, né?" Eu não acredito que ainda tem jumentos com a mesma senha...
@AntonioVeras
De toda forma, serve como aviso.
@yagogabriell
Vish..
@LBKatan
Eu ia falar que não deve ser fácil verificar 58 mil senhas, mas depois me liguei que isso pode, dependendo do sistema utilizado, ser corrigido com um tempo menor que um ano... Quem sabe um trimestre... Um mês? Talvez, por ver que a maioria das contas era do tipo "spam" ou coisas assim, eles não deram tanta importância. Mas, pelo jeito, tem outras contas, legítimas, que ficaram sem proteção nenhuma. Que feio, Twitter.
Fabio
Eu já sabia, eu sabia.... mas não será "Nessa terça-feira" :) Os internautas tem medinho dos hackers.. imagina só!