Como sempre acontece logo após uma versão do Ubuntu ser lançada, as próximas mudanças já começam a ser pensadas no Ubuntu Developer Summit, um evento que reúne desenvolvedores e membros da comunidade envolvidos com a distribuição. E a decisão mais recente acerca do Ubuntu 12.10 é a remoção do Unity 2D, priorizando o Unity original.

A decisão de deixar o Unity 2D de lado é permitir o foco no Unity, tornando o gerenciador de janelas mais rápido, mais responsivo e com mais recursos. Manter duas versões diferentes do mesmo gerenciador dava um trabalho considerável e o retorno no final é pequeno, já que poucas máquinas ainda precisam do Unity 2D.

Adeus, Unity 2D, você sempre viverá em nossos corações

Mas e se em pleno ano de 2012 você tem um computador de 2003 com poucos recursos ou sem suporte a 3D no Linux? Não, você não precisa instalar outra distro, o Ubuntu virá com o driver LLVMpipe (já presente no Fedora 17), que deixa todo o processamento gráfico nas mãos do processador. Provavelmente haverá uma queda na performance, mas com esse driver é possível usar o Unity mesmo em máquinas sem suporte a 3D.

O futuro do Unity 2D ainda é meio incerto, visto que ele parece ser o gerenciador de janelas do Ubuntu TV. Talvez o projeto continue em paralelo, mas não há nada definido até o momento.

Cabe lembrar, se você realmente possui um computador com poucos recursos e não quer abrir mão de performance, pode tentar o Xubuntu, um derivado do Ubuntu bem mais leve e que usa o Xfce como padrão.

Com informações: Ubuntu-BR-SC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alessandro Nilsen
Minha Radeon HD4000 fica horrivelmente lenta no Unity 3D, já com o Unity 2D ficou uma bala! Pena que eu vou empacar na versão 12.04, pois nem com os drivers proprietários o Unity 3D roda sem ficar lento, sorte que a 12.04 é LTS. Na versão 12.10, o pacote unity-2d é uma metapackage, um pacote vazio :-(
Forbidden_404
Com certeza, a Wiki do Arch tem TUDO!
Bruno
Hhahah. Mas depois que você para para pensar, o root deve ser usado com cautela então faz sentido o usuário não ser root. Uma coisa boa do arch é a wiki (bem completa) e a comunidade. Se tiver algum problema basta postar no google: msg de erro + arch, e pronto acha solução.
ricardo
Para quem precisa do Unity 2D é só manter o 12.04 instalado até o fim da vida útil de sua máquina. Afinal esta versão é LTS.
Forbidden_404
Como eu comecei pelo Ubuntu e fui pro Arch, achei estranho o root não ser ninguém AHSUDSUDHA To com um probleminha no vgaswitcheroo por causa da minha Hybrid Graphics Intel/ATI, tinha que colocar uma linha no fstab pra montar uma pasta e dar acesso ao vgaswitcherooo, bem maluco, mas é bem foda pra aprender mesmo
bruno
Atualizei sim, é a primeira coisa que faço sempre depois de instalar uma distro. Não necessariamente era o unity que tava lento, mas para abrir o nautilus demorava mais do que o esperado, logo era o sistema... O note dela nem é ruim: core i3 1ºger, 4gb de ram, vga integrada intel. Aí mudei para cynammon e melhorou um pouco, mas ainda sim resolvi trocar para o mint. Eu sempre usei KDE, e achei o gnome meio fraco, mais lento que o atual kde. Cara, ArchLinux é maravilhoso, estou com ele a anos no PC de casa rodando liso. É bom para aprender um pouco mais do sistema e deixar ele com a sua cara. Tanto que achei estranho no ubuntu/mint você ser o root, e não montar as partições windows por padrão no boot (sem fstab).
Forbidden_404
Tipo, ele é bem bonito... só que não é algo que você faz coisas rápido, sabe? Pra abrir um aplicativo, você precisa fazer mais coisas pra abrir esse aplicativo, em ser agradavel, isso é verdade, mas sobre o Gnome 3 no Ubuntu, isso já vem no 12.04 a opção de escolher o Gnome 3, o Gnome Classic também, não sei se você já viu
Breno Caldeira
Ah é? =/ Eu ainda n brinquei no Gnome 3 aqueles vídeos e SSs eram tão... tão agradáveis aos olhos *.* por que? por que me enganaste tanto?! Ok... /DramaOFF
Ramon Melo
Melhor ainda.
Guilherme Macedo C.
LTS agora são 5 anos :)
Ronyan
Uso ubuntu fazem 2 anos.. sempre usei o 2D... fiquei triste com essa escolha ):
Guilherme Macedo C.
meu netbook roda que é uma beleza.
Europeu
A minha maquina precisa de Unity 2d, afinal gastar dinheiro em tempos de crise não é uma boa idéia.
Ramon Melo
Eu fiquei chateado com a escolha, já que netbooks ainda são vendidos e não têm hardware para lidar com essas animações. Mas aí eu lembrei que a versão 12.04 é LTS e ninguém é obrigado a atualizar por dois anos, então não é um problema tão grande. Até porque já faz alguns anos que quem quer desempenho corre do Ubuntu.
Douglas Chagas
Espero que o problema que o Unity 3D tem com o Flash Player seja resolvido antes de acabar de vez com o Unity 2D! Para quem não sabe de que problema eu estou falando, é o seguinte, vários jogos em Flash que rodam em navegador pedem permissão para guardar dados no seu computador para melhorar a performance, alguns aplicativos que usam a web cam ou microfone também pedem acesso a esse dispositivos, e no Unity 3D é simplesmente impossível clicar no botão "permitir" e o flash fica paralisado, sendo a única maneira de conseguir apertar o bendito botão usar o Unity 2D para isso.
Exibir mais comentários