O departamento de pesquisa da Microsoft, junto com a faculdade de tecnologia da Universidade de Washington, nos EUA, desenvolveu um sistema que usa apenas o microfone e as caixas de som dos computadores para reconhecer os movimentos do usuário. De acordo com seus criadores, a invenção usa o mesmo princípio dos sonares dos submarinos para oferecer um efeito semelhante ao do sofisticado (e caro) Kinect.

Batizada de SoundWave, a invenção utiliza o efeito Doppler (distorção das ondas de som provocadas por alterações da distância de objetos em relação a seu emissor) para detectar os movimentos e gestos feitos próximos ao computador. Na criação, as caixas de som emitem ondas na frequência de 18 a 22 KHz, que não podem ser detectadas pelo ouvido humano, enquanto o microfone fica responsável por captar as alterações sonoras provocadas pelo movimento das mãos. Então todos os dados são analisados por um software capaz de converter as informações em movimentos na tela.

Tecnologia de reconhecimento de movimentos dispensa câmeras.

Ao dispensar câmeras, sensores e outros equipamentos complicados, o SoundWave é menos preciso que “rivais” como Kinect, Playstation Move ou Wii Motion, mas sua vantagem é clara: com a tecnologia, potencialmente qualquer computador pode ter um sistema de reconhecimento de movimentos usando equipamentos extremamente baratos que podem ser encontrados em qualquer lugar.


(Vídeo do YouTube)

Aos interessados, a novidade ainda está em desenvolvimento e ainda não tem uma data para chegar ao mercado.

Com informações: ExtremeTech e Microsoft Research.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Melo
Tudo bem, desculpas aceitas, eu compreendo. Já havia percebido que a habilidade de ler e escrever não é seu ponto forte.
João Brunelli Moreno
Desculpe, cochilei enquanto lia sua resposta. Mas discordo do que seja lá que escreveu.
Ramon Melo
Não é porque é uma inovação que eu vou bater palmas para ela. Se o que você chama de ~as manha~ é senso crítico, então tenho mesmo. É evidente que essa tecnologia está severamente limitada por um tipo de hardware que não vê evolução há anos simplesmente porque não se enquadra na linha de frente do marketing de nenhum produto de consumo de larga escala. Você pode um dia descobrir como defecar no formato de poliedros regulares: pode até ser uma inovação, mas vai continuar sendo fezes.
João Brunelli Moreno
Mais louco que o maluco teve ~as manha~ de classificar como fail uma INOVAÇÃO da MS. Inacreditável.
Yangm
Correção: ninguém deveria usar o IE.
@vivaorock_
Vi o vídeo, a imaginei a possibilidade de se simular um touchpad, sem a tela ser uma. Ela captar as frequências de um toque na tela, com te alguma sensibilidade nela. E de até melhor os movimentos de ou touchpad normal.... seria perfeito pra jogos pra IPAD... já que ainda não se usa Joystick neles.
@vivaorock_
Primeira coisa que pensei.... imagine um desse aliado a um siri, e Kinect? Você vai se sentir o Iron Man http://www.youtube.com/watch?v=-KPhqy7ZwHU&feature=related Só falta a luzinha que da imagem ao seu movimento rs. ( falta pouco \o/)
Tiago Gabriel
Eu gostei, mas imagina usar isso num lugar cheio de mosquitos! :D
Breno Caldeira
Caraca! Que tecnologia dukara***!!!! Eu particularmente só seria capaz de reconhecer o movimento do som fap fap fap.... =X
Breno Caldeira
Né? Fala algo totalmente desconexo (com o tópico) para justificar o "MS fail" no final.
Ramon Melo
Exatamente, até hater para artigo mal-escrito.
Forbidden_404
Mas normalmente gente que trabalha pra Microsoft ou qualquer coisa envolvida sempre usa IE, esse é o off-topic, onde eles deveriam usar, eles não usam
@marcospulido
Dai vem a frase: "haters gonna hate!" =]
João Brunelli Moreno
Existe hater pra tudo, né?
Patrik
Ai ai não deve ser muito interessante. A maioria das caixas de som reproduzem até 16kHz. Trocando as caixas e provavelmente os microfones o custo baixo já não se aplicaria. Tem os problemas com cachorros ou outros animais. Uma simples musica poderia atrapalhar. Pode-se colocar um filtro de até 18kHz para a música, mas perde-se um pouco os timbres dos agudos. Além de tudo tem-se a baixa precisão.
Exibir mais comentários