Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Ubuntu para Android aparece em novo vídeo, rodando no Motorola Atrix 2

Paulo Graveheart

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Anunciado no começo do ano e com previsão para lançamento ainda esse ano, o projeto Ubuntu para Android já vai aparecendo em novos vídeos de demonstração e com uma performance que chama a atenção. O projeto aproveita o fato do Android usar o Kernel do Linux e o hardware cada vez mais poderoso dos smartphones para executar o Ubuntu direto do aparelho. Você pluga seu telefone em um dock ligado a um monitor, teclado e mouse (esses dois últimos opcionais) e voilá!

Dois aspectos interessantes dessa fusão de sistemas operacionais é que, mesmo rodando no kernel do Android, o Ubuntu não perde nenhuma das funções básicas de um sistema desktop (na verdade ele ganha, já que é possível usar as funções e aplicativos do telefone no Ubuntu) e até o momento nos vídeos de demonstração ele não mostrou nenhuma perda de performance significativa, mesmo abrindo aplicativos pesados.


(Vídeo do YouTube)

No vídeo acima vemos o Ubuntu rodando em Motorola Atrix 2 e abrindo o LibreOffice (um programa pesado mesmo em máquinas com hardware decente) sem nenhum engasgo ou lag. Dá para imaginar o que seria possível com novos aparelhos, como o Galaxy S III.

Ainda não há previsão para lançamento de produtos com o Ubuntu para Android, e nem mesmo pacotes para que desenvolvedores possam testar, mas a Canonical promete que teremos aparelhos com essa tecnologia até o final do ano. Resta esperar.

Com Informações: OMG! Ubuntu!