Início / Arquivos / Internet /

Yahoo lança navegador para Android no Japão

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O campo de navegadores para Android já tem vários e fortes concorrentes, como o Opera e Firefox, para citar alguns. Hoje ele ganhou mais um, lançado por uma empresa que não é exatamente conhecida por criar navegadores: o Yahoo. O lançamento aconteceu no último dia 23 de abril, mas provavelmente pela barreira do idioma (talvez a falta de relevância também) apenas agora esse anúncio começou a aparecer na web do ocidente.

Chamado de Yahoo! Browser, o navegador vem com uma tela inicial com sites pré-carregados, menu semicircular lateral, reconhecimento de voz, widget para a página inicial e a capacidade de salvar páginas para leitura posterior. Obviamente o motor de buscas do navegador é do Yahoo e nele também são exibidos os anúncios da empresa, que é a forma da empresa de roubar alguns dólares do Google. Ele está disponível para download gratuito apenas na loja para Android do Yahoo em terras japonesas.

Esse lançamento não foi de supetão. Segundo o ranking do Alexa, a página inicial do Yahoo Japão é uma das mais acessadas no país e o braço japonês da empresa teve um lucro de 1,15 bilhão de dólares no último ano fiscal. Então um investimento nesse setor já era algo esperado, principalmente com 20% do total de visualizações no portal partindo de dispositivos móveis.

A ideia de conseguir um maior lucro no Japão certamente está relacionado com os últimos problemas internos da empresa, com corte de funcionários ao redor do mundo e a possível reestruturação ou cancelamento de vários dos seus serviços.

Portanto é natural que o Yahoo! busque alternativas para conseguir aumentar o lucro. Mesmo que esse lucro dependa, ironicamente, da plataforma móvel do seu principal concorrente.

Com informações: 9to5Google. Dica do Willian Max (@willianmax) no Twitter. Valeu, Uilho!