Windows Phone acerta na mosca ao te dizer tudo sobre os seus contatos

Hub de Contatos deveria ser replicado por Apple e Google.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Notificações de contatos no Windows Phone

A proposta do Windows Phone é diferente daquela que a gente vê nos demais sistemas para celulares. A Apple aposta em tudo fácil e elegante, incentivando o próprio ecossistema de aplicativos, desde que os apps se conformem com seu lugar diminuto dentro do iOS. Já o Android preza pela liberdade quase irrestrita, gerando alguns aplicativos formidáveis e algumas aberrações da natureza.

No Windows para smartphones a pegada é outra especialmente na forma com que o proprietário do dispositivo mantém contato com os amigos, colegas e familiares. Devo dizer que a Microsoft acertou em cheio ao projetar a plataforma desta maneira.

Estou falando da integração que o Windows Phone cria com as contas em redes sociais importantes. São elas: Twitter, Facebook, LinkedIn e Live (da própria Microsoft). Todas ficam centralizadas no hub Contatos (ou People Hub, para usar o termo em inglês), a poucos toques de distância do usuário. Não poderia ser mais simples.

Claro que existem iniciativas similares no Android. Lembro que a antiga Sony Ericsson, agora Sony Mobile, incluía aplicativos da grife TimeScape para detectar os contatos com presença nas variadas redes sociais e agrupa-los num único. Era lento e pouco fluído. No Windows Phone, para alegria dos usuários, a coisa ficou um tanto diferente.

Abra a tela inicial do dispositivo e vá em Contatos. Perceba que ali tem todas as informações sobre o que os seus amigos postam nas redes sociais. A aba de novidades traz tudo isso — com direito a filtro por rede social, importante para os momentos em que o sujeito está interessado em saber o que os contatos profissionais têm feito de bom no LinkedIn, por exemplo.

O funcionamento do aplicativo de Contatos depende do nome que as pessoas utilizam nas redes sociais e no endereço de email cadastrado por elas. O sistema compila essas informações e as atualiza de tempos em tempos, oferecendo sempre um panorama geral do que os amigos têm feito na internet (quando a rede celular do dispositivo funciona, o que não é o meu caso).

Nas demais plataformas há aplicativos que servem para Twitter ou Facebook ou LinkedIn ou todos estes juntos, é bem verdade. Entretanto, o Windows Phone traz o recurso por padrão, já nativo no sistema. Ponto para a equipe de desenvolvimento da Microsoft!

Ah, mas no iOS e no Android existe a central de notificações. Outra verdade. Porém, até onde sei (e de forma nativa), somente no WP dá para escolher o nome de um contato para, segundos depois ter ali o resumo de suas movimentações em ferramentas sociais. Bem prático.

A partir do hub Contatos podemos publicar uma atualização simultaneamente em várias redes. Pode ser arriscado, visto que alguns estudiosos de mídias sociais afirmam que a comunicação em uma determinada ferramenta social deve ser diferente daquela publicada noutra rede. Para quem não está nem aí — como eu — devo dizer que funciona brilhantemente. E o compartilhamento fácil de fotos, quando funciona, também não fica devendo em nada para os aplicativos oficiais das tais redes sociais.

Não exatamente no hub de Contatos, mas também na tela inicial sob o formato de um Live Tile, tem o bloco dinâmico do próprio usuário. É ali que aparecem as notificações sobre o que lhe responderam na internet de modo geral. Também muito útil porque centraliza os replies no Twitter e os comentários ou curtidas no Facebook. Não testei com outras redes sociais porque não as uso com tanta intensidade, porém, imagino que a maioria dos leitores do Tecnoblog esteja mais interessada em saber da experiência nas duas principais.

Cabem melhorias. Por exemplo, se uma pessoa dá reply para várias outras e o seu arroba está no meio, a resposta que você dá por meio da integração com o Windows Phone vai somente para o remetente original. Nada de responder a todos. Também deveria ter algum gesto dos dedos que imediatamente pule da notificação atual para a próxima, agilizando a tarefa. Atualmente é necessário pressionar o botão de voltar para depois escolher a entrada seguinte. Sim, é um detalhe bobo. Sim, ele faz toda a diferença em tempos de redes sociais com dezenas de pessoas interagindo contigo diariamente.

Nas propagandas a Microsoft diz que o Windows Phone é a maneira mais simples de acompanhar o que os amigos fazem nas redes sociais — sem depender de apps específicos para isso, eles frisam. Estão mais do que certos em explorar este ponto positivo e diferencial do WP frente aos concorrentes da maçã e do androide.

Este artigo faz parte do especial “Abrindo Janelas”. Contamos aqui nossa experiência ao usar a plataforma da Microsoft para celulares. Entenda o projeto e leia todos os artigos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados