Início » Arquivos » Telecomunicações » SPDY, alternativa do Google ao protocolo HTTP, é 23% mais rápido em conexões móveis

SPDY, alternativa do Google ao protocolo HTTP, é 23% mais rápido em conexões móveis

Paulo Higa Por

O SPDY é um protocolo de rede desenvolvido pelo Google como uma alternativa ao atual HTTP. Eliminando dados desnecessários e utilizando técnicas de compressão, a tecnologia promete aumentar a velocidade de carregamento dos sites. E os testes de desempenho publicados pela gigante de Mountain View mostram que as otimizações estão dando resultado.

Para realizar os testes, o Google utilizou o Chrome for Android no Galaxy X. Foram levados em consideração 77 páginas de 31 domínios populares, como sites da BBC, Flickr, Wikipedia, Reuters e Microsoft. O gráfico mostra uma vantagem considerável – o tempo de carregamento dos sites diminuiu em 23% com o protocolo SPDY ativado. Em uma das páginas, a redução foi de 50%.

Desempenho do SPDY em conexões móveis é 23% melhor do que HTTP.

Como os testes desse tipo estão sujeitos a problemas na conexão, o Google executou os benchmarks em uma rede local, implementando traffic shaping para diminuir propositalmente a velocidade de acesso e simular um cenário mais realístico. Em todos os casos foi utilizada uma conexão “3G” com velocidade de download de 2 Mbps, upload de 1 Mbps e latência de 150 ms, o que é bem melhor do que boa parte das conexões brasileiras.

O SPDY está em desenvolvimento desde novembro de 2009, mas ainda há muito trabalho para ser feito; uma das próximas etapas é melhorar ainda mais o desempenho do protocolo em redes 3G e 4G. A tecnologia também poderá virar padrão futuramente e ser chamada de HTTP 2.0, mas para isso precisará provar que é melhor do que o Speed+Mobility, da Microsoft.

Boa parte dos sites do Google utiliza o SPDY, como Gmail, Docs e o próprio buscador . Para descobrir se um site possui suporte ao novo protocolo, uma boa dica é utilizar a extensão SPDY Indicator, disponível na Chrome Web Store. O Tecnoblog e muitos outros sites ainda não utilizam o SPDY, mas é questão de tempo para que isso aconteça, já que um módulo para Apache, um dos servidores web mais populares do mundo, já está pronto.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@helciovitor
Tem gente que viaja. O W3C nunca fez nada em favor do http, aí o Google toma iniciativa e surge a oportunidade de um protocolo melhor, e o pessoal fica falando mal. Apamerda.
@amsalau
Eu lembro de SPEEDY ... shivers.
Fulano
Como se ele já não o fizesse! kkkkkkkkk
Patrik
Exagero. Mas toda vez que lei o nome "SPDY" eu lembro de "SPY".
Kadu
Já começaram a falar da privacidade ameaçada só pelo protocolo ser desenvolvido pelo Google?
Guilherme Macedo C.
Um padrão nas mãos de uma empresa privada? Nada bom...
@TatoGomes
Ainda bem que eles testaram com traffic shaping, porque assim eu sei que vai funcionar bem no meu NET Virtua também...
Pedro
Nas entranhas desse protocolo deve estar um maneira qualquer da google nos espiar.
@jonasgiehl
O nginx também está preparando o suporte ao "Speedy".
EMC
Até que enfim, utilizamos o mesmo protocolo a anos sem evolução alguma, acho que já esta na hora de começarmos a dar mais passos em prol de novas tecnologias e protocolos.
Gaba
Não é tudo aquilo, mas já é melhor... esse "Speedy" ai...