Nem tudo são flores quando você precisa agradar o time de avaliadores de aplicativos contratado pela Apple. Ao menos as coisas ficam mais fáceis quando uma empresa do porte da Dropbox, reconhecida pela maioria esmagadora de leitores de tecnologia, entra na história para reclamar que a Apple tem rejeitado apps integrados à tecnologia da Dropbox simplesmente porque oferecem link para criar nova conta.

Sim, lembra bastante quando, no ano passado, a Apple começou a barrar aplicativos de empresas jornalísticas e de conteúdo editorial que ofereciam o link para compras “por fora” do sistema de pagamentos in-app (ou seja, embutido no aplicativo) fornecido por eles. A Amazon foi uma das mais afetadas. A fabricante teve que retirar completamente a loja virtual própria do Kindle para download de e-books.

Dados na nuvem

Agora é a vez da Dropbox. O aplicativo oficial da empresa que faz o armazenamento de arquivos na nuvem (saiba qual é o melhor serviço) continua funcionando perfeitamente. Quem se deu mal foram os desenvolvedores que submeteram apps baseados na tecnologia da Dropbox. Avaliadores da App Store rejeitaram os softwares e a Dropbox veio a público para explicar que isso se deve à exposição do link para criar uma nova conta, que leva para uma página do Safari Mobile “por fora” do aplicativo em questão.

Desenvolvedores vêm recebendo a orientação para usar uma versão mais antiga do SDK fornecido pela Dropbox, a fim de manter o aplicativo funcionando enquanto a situação não é resolvida por completo.

A Dropbox relatou ao The Next Web que trabalha em conjunto com a Apple para chegar a uma solução que forneça uma “experiência de usuário elegante”. Este compromisso, de ser visualmente belo, existe desde os primórdios do serviço e felizmente não foi esquecido até hoje.

Para nós, meros consumidores de tecnologia, pode soar como banal. Mas um simples detalhe como a inclusão de um link pode deixar os avaliadores da App Store mais sentimentais em prantos. Essa é a Apple, uma empresa que controla seu ecossistema com mão de ferro. Seja para o bem, seja para o mal. Seja para algo importante, seja para um detalhe bobo como esse.

Pelo menos estão em busca de uma solução que não deve se demorar a aparecer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados