Início / Arquivos / Legislação /

Motorola poderá impedir vendas do Windows 7 e produtos da Apple na Alemanha

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Motorola venceu uma batalha judicial contra a Microsoft na Alemanha. A gigante do software é acusada de utilizar sem autorização uma das tecnologias de propriedade da Motorola Mobility, infringindo patentes relacionadas ao codec de vídeo H.264. Com o processo, a distribuição do Windows 7, Internet Explorer, Windows Media Player e Xbox 360 poderá ser proibida no país.

O H.264 é um formato de vídeo bastante utilizado na internet, especialmente no YouTube. A Microsoft entrou um processo contra a Motorola e o Google na Comissão Europeia em fevereiro, reclamando dos termos de uso muito restritivos impostos pelas duas empresas. De acordo com a empresa de Redmond, a dupla iria “matar o vídeo na web”.

Microsoft perdeu processo da Motorola e Windows 7 pode ser banido da Alemanha.

Apesar da liminar a favor da Motorola ter sido concedida na Alemanha, um tribunal dos Estados Unidos também está analisando um processo semelhante, impedindo a fabricante de avançar no caso. O processo está previsto para ser decidido na próxima semana, mas é muito provável que a Microsoft recorra da decisão rapidamente para não sofrer grandes prejuízos.

De acordo com o porta-voz da Microsoft, a empresa “está confiante de que a Motorola poderá manter sua promessa de permitir que suas patentes estejam disponíveis através de termos justos e razoáveis para beneficiar os consumidores que apreciam vídeos na web”. Por enquanto, as vendas continuarão normalmente.

A Motorola também está processando a Apple na Alemanha por infringir uma patente relacionada à transmissão de dados por GPRS. Atualmente, a Motorola é a única fabricante de Android a estar envolvida em brigas com a Microsoft. Outras fabricantes, como a Samsung, HTC e LG, já adquiriram as licenças necessárias para utilizar tecnologias proprietárias nos smartphones.

Com informações: The Verge.