A Motorola venceu uma batalha judicial contra a Microsoft na Alemanha. A gigante do software é acusada de utilizar sem autorização uma das tecnologias de propriedade da Motorola Mobility, infringindo patentes relacionadas ao codec de vídeo H.264. Com o processo, a distribuição do Windows 7, Internet Explorer, Windows Media Player e Xbox 360 poderá ser proibida no país.

O H.264 é um formato de vídeo bastante utilizado na internet, especialmente no YouTube. A Microsoft entrou um processo contra a Motorola e o Google na Comissão Europeia em fevereiro, reclamando dos termos de uso muito restritivos impostos pelas duas empresas. De acordo com a empresa de Redmond, a dupla iria “matar o vídeo na web”.

Microsoft perdeu processo da Motorola e Windows 7 pode ser banido da Alemanha.

Apesar da liminar a favor da Motorola ter sido concedida na Alemanha, um tribunal dos Estados Unidos também está analisando um processo semelhante, impedindo a fabricante de avançar no caso. O processo está previsto para ser decidido na próxima semana, mas é muito provável que a Microsoft recorra da decisão rapidamente para não sofrer grandes prejuízos.

De acordo com o porta-voz da Microsoft, a empresa “está confiante de que a Motorola poderá manter sua promessa de permitir que suas patentes estejam disponíveis através de termos justos e razoáveis para beneficiar os consumidores que apreciam vídeos na web”. Por enquanto, as vendas continuarão normalmente.

A Motorola também está processando a Apple na Alemanha por infringir uma patente relacionada à transmissão de dados por GPRS. Atualmente, a Motorola é a única fabricante de Android a estar envolvida em brigas com a Microsoft. Outras fabricantes, como a Samsung, HTC e LG, já adquiriram as licenças necessárias para utilizar tecnologias proprietárias nos smartphones.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Ramon, estou falando dos dois cliques. Pelo menos no mundo sem touch, acho que é o que tem de mais prático.
Ramon Melo
@LBKatan Você está equivocado. A própria Microsoft inventou o NTFS depois disso, e as distribuições Linux todas usam sistemas de arquivo diferentes. O FAT só continua existindo por causa da inércia mesmo.
@LBKatan
O problema é que ninguém inventou nada mais prático.
Guilherme Macedo C.
Não vai pq a Terceira Guerra Mundial está patenteada. Pra fazer tem que pagar royalties.
Guilherme Macedo C.
Por incrível que pareça a MS tem patente sobre os 2 cliques. Pra vc ver o nível das patentes que estão por aí.
@LBKatan
Essas licenças de Windows que as fabricantes usam no notebook são todas a mesma. Estava pesquisando por aqui e a chave é a mesma pra um número gigante de aparelhos. Eu acho isso estranho, mas... Aparentemente, vem um registro diferente, não sei porque, naquela etiqueta que fica embaixo do computador. Mas não é aquele que está instalado. Isso tudo, pra mim, é muito estranho.
@LBKatan
Acho que todo mundo lembra da primeira vez que usou o Windows e não fazia ideia do que fazer no computador, certo? Claro que depois de um tempo você vai acostumando, mas em tudo que é novo é assim. =)
Rodrigo Soncin
Atualização: Agora eu tenho: http://forum.tecnoblog.net/topic/historinhas-de-patentes#post-17763
Luandersonn
Essas caixas com Windows só vendem na América do Norte e Europa, aqui nunca vi.
Forbidden_404
N curto essas caixinhas aí, será q tem promo na Steam do Windows? ouvi falar q é uma ótima plataforma de jogos e só [?]
Kessler
Olha, me falaram que existe caixinhas do Windows pra vender, mas acho que é mito. Igual ao Acre!
Rennan Alves
Na verdade, 80 de cada 100 PC's vem com Windows, o resto são com distribuições brasileiras (não recordo o nome). Se não me engano a Dell (ou é outra empresa? não sei) tem algumas linhas de notebook's com Ubuntu instalado. Agora, posso estar enganado mas as fabricantes compram um determinado tipo de licença, que é atrelada há um determinado tipo de hardware. Sendo que esta licença pode ser usada para vários computadores. Dependendo da licença (Starter, Professional, etc.) o preço aumenta, mas nem tanto. Acho que a razão pelos preços abusivos são por conta dos software das próprias fabricantes (Sony Vegas por exempo), que em geral não são gratuitos e vêm instalados junto ao PC/Notebook. Enfim, é só uma hipótese.
Forbidden_404
Exato, Kessler, o povo compra pra pôr Windows torrenteado mesmo, por que o Windows já vem na máquina, é simbolico, parece ser de graça, ai quem vai querer comprar o Windows? Deixa eu pegar esse torrent com até a versão ultimate aqui e pronto :D Mas ai, a pessoa quis colocar o Windows no pc, depois de mais de 15 anos de monopolio, o povo já escolhe instintivamente Windows
Kessler
Houve fabricantes que lançaram Notebooks com Linux nos EUA e foi um fracasso. O Brasil nesse caso não conta, porque aqui compram com Linux pra instalar Windows torrenteado. AHAHA
Forbidden_404
100 de cada 100 pcs vem com Windows, já pensou nisso? E com Dell mesmo é assim, já cheguei a ver diferença de 300 reais somente por não ter Windows
Exibir mais comentários